Penetração anal: guia completo para quebrar tabus e sentir mais muito prazer

Já estamos no século XXI e o prazer anal ainda é um tabu! Mulheres e homens sentem medo de praticar o sexo ou masturbação anal, mas por quê?

Medo da dor? É algo errado? Vira “menos homem”?

Mas na verdade o que gera medo nas pessoas é a falta de informação e não a prática em si. 

Por isso, montamos um guia prático e definitivo para você saber tudo que precisa sobre o prazer anal e, quem sabe, se jogar nessa experiência que pode ser tão prazerosa.

Então, vamos começar do começo. 

Dá prazer mesmo?

O ânus pode sim dar prazer de várias formas.

Tanto na mulher quanto no homem a penetração anal causa estimulação do nervo pudendo. Esse nervo alcança o clitóris e o pênis e é responsável por levar sensações de prazer até eles. Ele é facilmente alcançado com a penetração anal. 

Além disso, outro fator que também é importante para o prazer anal é o psicológico. A masturbação ou sexo anal pode despertar sentimentos de submissão e dominação. Já teve uma fantasia dessa? 

nervo-pudendo-mulher-homem
Imagem 1: nervo pudendo na mulher (Imagem: Wikipedia); Imagem 2: nervo pudendo no homem (Imagem: Science Direct)

Dói?

Só dói se você não se preparar. Como tudo na vida, a penetração anal, seja na masturbação ou no sexo, demanda um tempo para acostumar a região.

Nós vamos ver daqui a pouco várias formas de se preparar, mas já adianto que você precisa estar familiarizada com a área e como você se sente com esse estímulo.

Saber o que você quer e como alcançar é importante para sentir prazer em qualquer estímulo, seja no corpo todo, na vagina, clitóris ou no ânus.

A penetração anal pode ser mais prazerosa ainda com estímulos em outras partes do corpo, então tire um tempo para se conhecer por inteiro e entender o que te dá prazer.

Na masturbação

Buscar o prazer anal na masturbação é totalmente normal e super recomendado. Se você sente vontade, por que não?

A região pode ser estimulada de várias formas como vamos ver em breve. E se masturbar é uma das indicações de como se preparar para os sexo anal com o/a companheiro(a).

Você pode usar os dedos para apalpar e penetrar a região ou um brinquedinho como o plug, que tem formato de cone que vai alargando aos poucos para uma penetração anal gradual e super prazerosa.

Você pode usar outros brinquedos como vibras personais e de ponto G. Ah, e precisa estar acompanhada de um lubrificante. Nesse caso é 100% necessário, pois o ânus não tem lubrificação própria.

No sexo

Primeiro você precisa entender se essa vontade é realmente sua ou só do parceiro. A estimulação anal precisa vir como forma de te dar prazer e, consequentemente, prazer para o outro.

Se você está com vontade de experimentar a prática com alguém, converse com a pessoa antes. Veja se vocês estão mesma sintonia, se a outra pessoa também quer estimular o ânus — seja penetrando ou sendo penetrado.

Essa parte é importante para criar uma confiança entre vocês. O estímulo anal exige carinho, paciência e cuidado de ambas as partes para ser prazeroso de verdade.

via GIPHY

Não se inspire nos pornos: não é assim que acontece na vida real. Sem preparo, cuidado e estímulos em outras partes a penetração anal pode sim ser dolorosa.

Em relacionamentos heterossexuais o prazer anal geralmente fica restrito a mulher porque o homem sofre com os preconceitos da prática. Vale você falar disso com seu companheiro.

Explique que ele também pode sentir prazer na penetração anal e que isso não fará ele ser “menos homem”. A prática de uma mulher penetrar o homem tem até nome: pegging.

Ah, e sabia que o homem tem seu próprio Ponto G? Segundo o coloproctologista João Ricardo Duda o ponto fica a mais ou menos 10 centímetros do ânus (pouco mais de um dedo indicador) na região da próstata, no mesmo sentido que o dedo entra. Quando estimulado pode causar orgasmos mais intensos e prolongados!

Sexo não é só mete mete mete e pronto. Busquem prazer em cada toque, novos estímulos. Demorem, sintam, se envolvam e se entreguem completamente ao sexo.

Como preparar o cuzin

  • Masturbação: se masturbar não é nada mais que preparar o ânus para uma penetração, seja de vibras ou do parceiro. É importante conhecer a região e os sentidos que ela desperta em você. Só você conhece o seu limite, então penetre aos poucos usando o dedo ou plugs, os brinquedinhos ideais para esse estímulo. Aplique pequenas pressões em volta o furico. Se acostume com a sensação sozinha e entenda seus limites e vontades;

  • Preliminares: antes do sexo ou masturbação anal, não deixa de explorar outras partes do corpo. É importante você conhecer seus pontos de prazer para estimular antes e durante uma penetração anal, potencializando os sentidos e orgasmos;

  • A famosa chuca: chuca é uma lavagem que a pessoa realiza no reto usando equipamentos específicos. Ela impulsiona um jato d'água para dentro e limpa possíveis resquícios de fezes. Essa prática não é incentivada por médicos. Se realizada muitas vezes pode causar problemas na mucosa anal, na flora intestinal, pois o jato de água chega até o intestino, e até no canal, se usar um instrumento não adequado para a prática. Segundo Camila Cannato, médica cirurgiã do aparelho digestivo pela Escola Paulista de Medicina, explicou ao portal de notícias BOL, se a pessoa for ao banheiro e evacuar de forma espontânea, o risco de ter alguma sujeira no canal é quase nulo. Com uma boa alimentação rica em fibras isso é fácil de conseguir.

  • Plug: o plug é um brinquedo que tem forma de cone, sendo ideal para fazer uma penetração anal gradual, no seu limite e tempo. Você pode usar durante o sexo e masturbação, mas é interessante você colocar horas antes do sexo anal. Com isso você consegue preparar a musculatura do reto para a penetração que vem mais tarde, sendo uma ótima forma de diminuir as possíveis dores e sentir mais prazer. Lembrando que é muito importante o uso de lubrificantes para qualquer prática anal!

Plug Redondinho - Vibre, Mulher!

Como fazer

Vamos ao passo a passo de como ter uma penetração anal com sucesso e sem dor! Para deixar a hora da masturbação e do sexo anal mais gostosa e cheia de prazer você pode optar por brinquedos e lubrificantes desenvolvidos especialmente para isso.

  • Relaxe: tenha certeza que você está experimentando a prática porque você quer, e não para agradar o parceiro. Prepare o ambiente, coloque uma roupa confortável, pegue seus brinquedos e lubrificantes. 

  • Preliminares: como eu disse, elas são importantes para deixar o clima mais gostoso, você com mais tesão e a penetração mais prazerosa. Tanto sozinha quanto com o parceiro, estimule várias regiões do corpo, pernas, braços, pescoço, vulva, clitóris. Tudo que te dê prazer é bem vindo. 

  • Lubrificação: NÃO ESQUEÇA DE LUBRIFICAÇÃO ANTES, por favor, sério. O ânus não tem lubrificação própria e BABA NÃO É LUBRIFICANTE. Existem vários produtos que, além de deixar mais fácil de entrar, são dessensibilizantes, ou seja, são mais uma garantia para você não sentir dor. 

via GIPHY

  • Camisinha: é isso mesmo. Sexo anal não engravida, mas passa IST’s e outras doenças. A camisinha é sempre necessária! Quando há penetração anal sem camisinha, bactérias podem ficar na uretra do homem. Por mais que tome banho, elas só saem na ejaculação e podem te infectar. Use duas camisinhas diferentes para cada penetração, uma para vaginal e uma para anal. Descarte logo depois do uso. Quer usar só uma e ir no embalo, comece pela vagina e depois o ânus. Não volte para a vagina com a mesma camisinha que usou no ânus. É a sua saúde em risco! 

  • Plug: esse brinquedinho pode ser usado na hora da masturbação, durante o sexo e antes de praticar o sexo anal. Ele tem forma de cone, possibilitante uma penetração gradual no furico. Você pode colocar ele horas antes para ir preparando a musculatura para depois. E que tal fazer disso uma brincadeira entre o você e o/a crush? Fale que está se preparando para a noite juntos, instigue os sentidos do companheiro, deixe ele querendo mais, assim o tesão dos dois vai estar nas alturas na hora do sexo. 

  • Posição: encontre uma posição que também ajude a diminuir possíveis dores e que seja prazerosa para você. Além de precisar ser confortável, escolha uma que você tem controle da penetração, da intensidade e do ritmo. Você fica segura e no controle do ato, podendo parar e continuar quando quiser. A posição indicada pelo sexóloga Cátia Damasceno é de ladinho, tipo conchinha. Peça para o boy colocar pouco, a famosa cabecinha, ou o começo do plug e espere o ânus de adaptar. Adaptou? Você que vai controlar a entrada gradual do pênis ou dildo. Entrou? Espera mais um pouco e quando a musculatura estiver okay, pode liberar.
    Cátia também recomendou relaxar o maxilar, pois quando ele fica tenso, a musculatura do ânus também fica tensa. Vale até ficar de boca aberta. 
  • Estimulação geral: não esqueça o resto do corpo! Estimulação geral é importante para ter mais prazer na penetração anal. Use bullets, personal, sugadores e estimuladores para ter ainda mais prazer e potencializar ainda mais os orgasmos. A gente indica: 

Bullet com controle: enquanto você faz penetração anal com o parceiro ou com o dildo, coloque o bullet sem fio na vagina e brinque com as vibrações no controle remoto ou aplicativo! Vale deixar o controle na mão do crush.

Ella Svakom (funciona com aplicativo de celular) - Vibre, Mulher!


Sensevibe Match: já imaginou uma penetração dupla com estimulação clitoriana ao mesmo tempo?? O Match pode te ajudar com isso. Graças ao seu design flexível você pode deixar ele vibrando na vagina e no clitóris enquanto estimula o ânus também, seja com um dildo ou com o parceiro.

Sensevibe Match - Vibre, Mulher!

Leia também:

Conheça as causas da secura vaginal e como tratar esse ressecamento

Masturbação durante o relacionamento pode?

Masturbação para virgens: veja dicas para se masturbar sem penetração